terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Professores do Colégio Machado de Assis de Barbosa Ferraz e de Ourilândia, concluíram o PDE

Professores Fabiana, Claudio e Silvia

Claudio Carlos de Carvalho, Maria Silvia Gonçalves Peternelli e Fabiana Zangelmi Salustiano Costa, professores estaduais, pertencentes ao Colégio Machado de Assis, de Barbosa Ferraz, encerraram ontem (4) o curso do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), realizado por meio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para participar do curso,que dura cerca de 2 anos, o estado seleciona os professores da rede estadual de ensino, que estão aptos a participarem, avançando e qualificando-os para uma nova etapa na carreira profissional.


O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, integrado às atividades da formação continuada em educação, disciplina a promoção do professor para o nível III da carreira, conforme previsto no "Plano de carreira do magistério estadual". Destinado aos professores do quadro próprio do magistério (QPM), que se encontram no nível II, classe 8 a 11, da tabela de vencimentos do plano de carreira. Os professores que concluíram o curso ficaram afastados das atividades em sala de aula durante o período de estudos, mas com a garantia da remuneração para que pudessem desenvolver as pesquisas de formação com tranquilidade.

Com base na lei Lei Complementar n.º 103/04, Art. 11, Inciso IV e Lei Complementar 130/10, Art. 8º, §1º, a titulação dos cursos de mestrado ou doutorado podem ser aproveitados para inserir o professor estadual ao nível dos que concluíram o PDE.

O evento que aconteceu nesta segunda (4), em Campo Mourão, fechou um ciclo na carreira destes professores e deu inicio a um novo.

O evento de formatura, que foi realizado no Espaço Alure e durou todo o dia, contou com apresentações artísticas, além do espaço reservado para análise do trabalho desenvolvido no PDE e entrega dos certificados.

A professora Fabiana Zangelmi, há mais de 15 anos trabalhando na educação, comentou sobre o momento especial vivido na carreira profissional.
"O PDE foi um momento de grande aprendizado, onde nós professores reforçamos a importância da pesquisa, leitura, estudo autônomo e formação contínua; como disse Paulo Freire, "Temos que ser professores e escola asas"... dar liberdade, lapidar e incentivar o voo, ou seja, o crescimento integral dos nossos alunos." concluiu a professora Fabiana.
O professora Claudio Carlos, comentou sobre essa grande oportunidade na carreira, destacando o aperfeiçoamento, a possibilidade de trabalhar novas oportunidades em aprender e ensinar. 

"Meu trabalho foi voltado ao uso da tecnologia para o ensino da matemática através da ferramenta tecnológica GeoGebra para o ensino de funções e quadrática, com orientação do Prof. Luciano Ferreira. Este trabalho aplicado no Colégio Estadual do Campo, de Ourilândia, no ano de 2017, foi e sempre será, de grande importância na evolução do professor e dá qualidade no entendimento da disciplina para o aluno. Agradeço ao NRE, aos Colégios de Barbosa Ferraz , Diretores, professores e alunos, especialmente a minha família pela compreensão das dificuldades encontradas, porém com o apoio de todos podemos trabalhar diferenciadamente para o crescimento do foco principal que é nosso aluno." finalizou o professor Cláudio.

Já a professora Silvia Peternelli, fez questão de destacar o PDE pela sua grande importância na motivação ao professor da rede estadual de ensino, levando o educador ao importante espaço de pesquisas e estudos mais elevados. A professora Silvia lembrou ainda que para o professor se qualificar para o PDE é necessário muita dedicação, realizar diversos cursos que elevam seu currículo, o colocando a frente na busca pela especialização. Ela lembrou também sobre os conhecimentos adquiridos, a convivência durante o PDE com mestres e doutores da educação, auxiliando no desenvolvimento dos projetos durante os vários meses de curso. 

"Para nós, professores da rede estadual, o PDE representa uma oportunidade única de formação autêntica e de qualidade", finalizou a professora Silvia.
O evento de encerramento contou, além da presença dos formandos e auxiliadores, com representantes do Núcleo de Educação e do governo do estado (SEED).

Após ser publicado no Diário Oficial do Estado, os professores passam a fazer parte do quadro mais elevado da carreira.