sexta-feira, 6 de outubro de 2017

QUINTA DO SOL - Ação conjunta da Patrulha Rural da PM de Campo Mourão e outras forças policiais resultam na prisão de criminosos e recuperação de tratores

Por Claudiney Costa - rato



Depois de muitas buscas e um excelente trabalho de investigação, policiais militares do 11º Batalhão da PM de Campo Mourão, compostos pelo Pelotão da Patrulha Rural, equipe do serviço reservado da 5ª CIA da PM de Cianorte, Canil do 25º Batalhão de Umuarama e o Delegado de Polícia Civil da comarca de Barbosa Ferraz, Drº Carlos Gabriel Stecca, foi descoberto onde estavam escondidos dois tratores Valtra modelo BH 165 e BH 180, ambos de cor amarela, que foram levados da fazenda do sogro do prefeito de Quinta do Sol, conhecido por “Zé Piá”, quando cerca de sete criminosos armados invadiram a propriedade, renderam os moradores e levaram os maquinários em um caminhão guincho. O crime aconteceu por volta das 21 horas desta quarta-feira (4).


Os policiais durantes as buscas pelos marginais e pelos maquinários seguiram pistas que os levaram até quase a divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, em Alto Paraíso, região de Umuarama e Xambrê.

Os tratores foram encontrados escondidos em um galpão, em um sítio no município de Alto Paraíso. Segundo relatos do 1º Sargento Marco Antônio da Silva, da Patrulha Rural do 11º Batalhão da PM, além da recuperação dos dois maquinários, foram presos três indivíduos e apreendido uma espingarda calibre 28 e dez munições.

Ainda segundo o 1º Sargento Marco Antônio, as equipes iniciaram os trabalhos no início da manhã de ontem, quinta-feira, assim que conseguiram levantar todas as informações sobre os maquinários e detalhes que poderiam desvendar o caso.

O proprietário do Sitio onde foi encontrado os tratores, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante em outra propriedade pertencente a ele e as investigações apontaram que ele teria encomendado os dois tratores para os criminosos, inclusive teria feito pagamento em dinheiro para a quadrilha.

Outra informação repassada pelo delegado de Polícia Civil Dr. Carlos Gabriel Stecca, é que as imagens de câmeras de monitoramento identificaram o caminhão guincho com os tratores e essas imagens levaram até a empresa de guincho, onde se descobriu que o motorista do caminhão havia sido contratado pela quadrilha para o transporte de um caminhão, mas que ao chegar em Quinta do Sol ele também foi rendido pelos bandidos e obrigado a carregar os tratores roubados e levá-los até o município de Alto Paraíso, para onde era a encomenda. Perguntado sobre a participação de policiais civis na ação, o delegado disse que após serem compartilhadas informações quanto ao crime, policiais civis de Cianorte, onde ele reside, e Engenheiro Beltrão passaram a buscar também informações para colaborar com o trabalho que já estava sendo feito pela Polícia Militar.

Após um longo dia de muito trabalho as equipes policiais só encerraram a ação em Alto Paraiso por volta das 23 horas desta quinta-feira (5), quando trouxeram os maquinários para Engenheiro Beltrão, onde depois seriam entregues em Quinta do Sol.

Como o inquérito será conduzido pela delegacia da comarca de Engenheiro Beltrão, os policiais adentraram a madrugada desta sexta-feira (6) para conclusão de todo processo de prisão em flagrante, entrega dos maquinários, arma e munições.

A Polícia Civil deve continuar as investigações para chegar nos outros membros da quadrilha e descobrir ainda o envolvimento deles em outros crimes na região. Os nomes dos acusados não foram divulgados.